O espaço público é mantido pelo Governo do Amazonas, por meio da Seas, propiciando bem-estar, lazer e entretenimento às pessoas
Fotos: Gabriel Bianchi/SeasA Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), por meio do Centro Estadual de Convivência Família (CECF) Magdalena Arce Daou, realizou uma programação especial, na manhã desta sexta-feira (12/12), para celebração do Natal com os frequentadores e servidores, marcando assim o encerramento das atividades abertas ao público em 2025. Além disso, houve a comemoração do aniversário de 14 anos do espaço público, localizado no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.
Houve apresentação do coral dos servidores do Magdalena, banda de música, sorteio de brindes, cestas básicas e lanche compartilhado. Além da festa, teve também feira com exposição de artesanatos, roupas, calçados, bijuterias, ornamentação e comidas típicas da época natalina.
Fotos: Gabriel Bianchi/SeasO Magdalena é um dos sete espaços públicos administrados Seas, com o apoio de parceiros como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A secretária da Seas, Kely Patrícia, disse que é motivo de orgulho e gratidão celebrar o Natal e os 14 anos de atividades do CECF Magdalena Arce Daou, um local de suma importância para a comunidade onde o centro está inserido e seu entorno, com ações variadas.
“O trabalho desenvolvido nos centros reforça o compromisso do Governo do Amazonas em promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. É por meio das atividades realizadas nos centros que muitas pessoas conseguem vivenciar transformações, inclusive na área da saúde”, sintetiza.
Fotos: Gabriel Bianchi/SeasFestividades
A diretora do Magdalena Arce Daou, Laila Bruna Almeida, disse que foi uma ação conjunta, entre servidores, técnicos e parceiros, visando oferecer aos usuários essa programação especial. “Cada um fez sua parte, procurando fazer o que pôde, tornando esse momento especial para todos”, assinala.
Maria Izabel Correia Osório, 63 anos, se faz presente no centro desde o início das atividades. Izabe disse que tentou fazer um pouco de cada coisa: na parte da culinária fez cursos de doces e salgados, tortas para ceia natalina; cursos de corte e costura; palestras e atualmente participa das aulas de funcional e pilates.
Foto: Gabriel Bianchi/Seas
“Minha vida se resume ao meu lar com meus filhos e netos e o Magdalena, onde tenho acolhimento, serviço social e psicológico; convivência, aprendizado. O centro propicia momentos incríveis como este que estou vivendo hoje”, assinala Maria Izabel.
A envelhecente Maria Vicência Amorim, 57 anos, disse que há seis anos o espaço passou a fazer parte de sua vida, onde faz atividades de saúde, lazer e entretenimento.
“Tive um problema de saúde, provocado por dores nas articulações, e aqui fui curada com o somatório de várias ações recebidas: acolhimento, escutas com psicólogos e assistentes sociais; novas amizades. Só tenho a agradecer”, admite.
Foto: Gabriel Bianchi/Seas
A coordenadora dos Centros de Convivência, Rita Abecassis, destaca que as atividades nos centros visam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Segundo a coordenadora, os aparelhos oferecem uma programação diversificada, voltada para todas as faixas etárias, com ações educativas, culturais, esportivas e de lazer, que promovem a integração social e o bem-estar dos participantes, além de caminhadas orientadas, cursos profissionalizantes, música, terapia etc.
“Através de uma política de Proteção Social Básica, os centros proporcionam atividades para toda família, envolvendo crianças, adultos e idosos. As programações são planejadas com muita dedicação e criatividade pelos técnicos responsáveis. Tudo isso com objetivo de contribuir para uma qualidade de vida melhor para os usuários de todos os centros”, sintetizou.
O post Seas realiza programação especial de natal e comemoração de 14 anos de funcionamento do CECF Magdalena Arce Daou apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
