A Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), divulgou na segunda-feira (8/12) os locais e horários das provas, que serão realizadas no dia 14 de dezembro. Os candidatos inscritos podem conferir essas informações diretamente no site da FGV, digitando o número do CPF. A página com o local de realização da prova funciona como Cartão de Confirmação de Inscrição e deve ser impressa.
No dia da prova, os portões serão abertos a partir das 6h30 para o turno da manhã, com fechamento às 7h30, e a aplicação começará às 8h. À tarde, a abertura ocorrerá às 13h30, fechamento às 14h30, e as provas iniciarão às 15h. O concurso conta com mais de 50 mil inscritos e oferece 100 vagas para chamamento imediato, 60 para cargos de nível superior e 40 de nível médio, além de 263 vagas para cadastro reserva.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), ressaltou que o certame marca o retorno dos concursos à Casa após 14 anos. “A FGV já disponibilizou para os mais de 50 mil inscritos os locais e horários das provas. Vamos ter provas de manhã e à tarde, respeitando a divisão entre níveis superior e médio. Um concurso transparente, cumprindo todos os cronogramas, que permitirá a efetivação de novos servidores no início do próximo ano”, afirmou.
Recomendações aos candidatos
A FGV alerta que será proibida a entrada nos locais de prova após o fechamento dos portões. É responsabilidade exclusiva do candidato conhecer seu local de aplicação e comparecer no horário determinado. O candidato deve levar: caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente; documento de identidade original com foto e cartão de confirmação de inscrição.
É recomendada a utilização de recipientes transparentes para lanches e bebidas, e cada candidato deve levar sua própria garrafa de água sem rótulo. Todos os equipamentos eletrônicos devem ser recolhidos e lacrados em envelope fornecido pelo fiscal.
Serão aceitos como documentos de identidade: carteiras expedidas por órgãos militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação, conselhos de classe, passaporte brasileiro, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação com foto. Não serão aceitos documentos ilegíveis, cópias ou protocolos de identificação. Em casos de perda ou roubo do documento, o candidato deverá apresentar registro policial emitido nos últimos 30 dias e passará por identificação especial.
Durante a prova, haverá coleta de impressão digital e detecção de metais. O candidato deve permanecer no local pelo menos duas horas após o início da aplicação e poderá levar o caderno de questões somente nos últimos 30 minutos. Os três últimos a terminar a prova deverão permanecer juntos até a entrega completa do material.
Sobre as provas
A prova objetiva será aplicada em dois turnos: manhã (8h às 12h) e tarde (15h às 18h). O resultado preliminar da prova objetiva está previsto para 22 de janeiro de 2026, e a prova discursiva será aplicada em 1º de março de 2026.
O último concurso da Aleam ocorreu em 2011, organizado pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), e ofereceu 132 vagas.
Cargos disponíveis
O concurso público da Aleam 2025 contempla diversas áreas, entre elas: Analista de Controle, Assessor Jurídico, Procurador, Administrador, Analista de Redes e Comunicação de Dados, Analista de Sistemas; Assistente Social, Bibliotecário, Cientista Político, Contador, Designer Gráfico, Economista, Educador Físico; Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Historiador, Intérprete de Libras e Sinais, Jornalista; Médico (Ginecologista, Cardiologista, Urologista, Endocrinologista e Clínico Geral), Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Programador, Redator; Assistente Técnico Administrativo, Cinegrafista, Produtor de Imagem, Editor, Fotógrafo, Técnico de Apoio ao Usuário de Computadores; Técnico em Produção Audiovisual, Técnico de Manutenção de Computadores e Técnico de Rede.
Cronograma do concurso
8/12/2025 – Divulgação dos locais de prova
14/12/2025 – Prova objetiva e redação (cargos específicos)
16/12/2025 – Divulgação do gabarito preliminar
17 a 18/12/2025 – Recursos contra o gabarito preliminar
22/1/2026 – Gabarito definitivo e resultado preliminar da prova objetiva
23 a 26/1/2026 – Recursos contra o resultado preliminar
5/2/2026 – Resultado definitivo da prova objetiva e convocação para provas práticas e discursivas
1/3/2026 – Prova discursiva (cargos específicos)
